quarta-feira, 4 de março de 2015

FINALMENTE UMA BOA APRESENTAÇÃO! (RESENHA: SONATA ARCTICA NO RIO DE JANEIRO!)

Banda faz sua melhor apresentação na cidade, para bom público presente no Circo Voador.

Três anos seguidos no Rio, sendo a quarta apresentação na cidade, para finalmente engrenar. Essa é a sensação que tive após ver o Sonata Arctica na cidade. Diferente dos anos anteriores, onde se apresentou no pequeno Teatro Rival, a banda finlandesa parece ter encontrado o ponto certo e fez uma bela apresentação. 
Talvez o palco maior e a maior presença de público possam ter contribuído, mas o fato que a banda pareceu mais solta durante toda a noite. Diferentemente dos anos anteriores a dosagem entre as músicas clássicas e as do mais recente trabalho, "Pariah's Child", foi bem interessante. Do novo álbum foram cinco faixas: "The Wolves Die Young", "What Did You Do in the War, Dad?", "Blood", "X Marks the Spot" e "Love".  Isso parece ter deixado a banda mais a vontade, fazendo uma apresentação de turnê e sem a necessidade de compensar o público por muitos anos de ausência dos palcos cariocas. Apesar da banda não apresentar músicos esplêndidos, no quesito habilidade musical, eles não comprometem e fez o público responder bem em cada música executada. 
Se em 2013 o vocalista Tony Kakko se mostrava bem irritado com as fotos do público e em 2014 se mostrava quase sem alma, esse ano parece que o jeitão carioca pegou o cara de jeito. Bem comunicativo com o público em vários momento, mandando sorrisos e agradecendo aos que pagaram ingresso para estar ali. O baterista Tommy Portimo parece ser o mais qualificado, com uma energia e vigor nas baquetas que sustentam o som da banda. Já tecladista Henrik Klingenberg, o guitarrista Elias Viljanen e o baixista Pasi Kauppinen apenas cumprem tabela, sem fazer muita firula ou abusar da técnica. No entanto a coisa funciona e ninguém sai decepcionado. Como pontos altos da apresentação posso citar: "Losing My Insanity", "San Sebastian", que finalmente foi executada no Rio, "FullMoon" e "Replica". Agora é esperar 2016 para acompanhar mais uma apresentação da banda.
Setlist
01. The Wolves Die Young
02. 8th Commandment
03. Paid in Full
04. What Did You Do in the War, Dad?
05. Losing My Insanity
06. Black Sheep
07. Letter to Dana
08. Blood
09. I Have a Right
10. X Marks the Spot
11. Love
12. San Sebastian
13. UnOpened
14. FullMoon
Bis
15. My Land
16. Replica
17. Don’t Say a Word

Nenhum comentário:

Postar um comentário