sábado, 6 de setembro de 2014

De outro mundo!

Alcest e God Is An Astronaut fazem apresentações consistentes e empolgam público carioca, no primeiro dia do Overload Music Fest.

A noite fria de quinta-feira trouxe ao Rio duas boas bandas da cena metálica atuais: Alces e God Is An Astrounat. 
A banda francesa Alcest, que é um projeto do francês Neige, era o grande motivo do bom público que foi ao Teatro Rival. A banda começou a apresentação com um pequeno atraso de 20 min, trazendo a faixa "Opale", presente no álbum "Shelter". A abertura já mostrou que haveria uma ligação forte entre banda e público. O som que está na linha do Pós Black Metal, como alguns definem, na minha opinião melhor seria definido como Black Wave, é bem interessante e é impossível não se conectar as músicas. De cara uma impressão bem interessante: a banda apresentou um som mais pesado do que aquele presente nos álbuns de estúdio. Isso fez muita diferença, pois permitiu a banda alternar momentos de puro heavy metal e outros mais sensíveis. Apesar das músicas serem em francês, o público parecia acompanhar cada frase das músicas executadas e parece ter cativado Neige, que apesar de parecer um figura quase sem alma, mostrava bastante envolvimento com o público. Aliás, a grande maioria dos presentes no Rival não deviam ter idade superior aos 25 anos. Um bom sinal, afinal o público metálico pode estar se renovando e que numa país como o nosso é quase uma milagre. 
Voltando para o show, as três músicas seguintes são: "Summer's Glory", "Là où naissent les couleurs nouvelles" e "Autre temps" todas presentes no excelente "Les Voyages de l'Âme", lançado em 2012. Essas músicas foram perfeitamente executadas e, na minha opinião, essa trinca foi o ponto alto do apresentação do grupo. Impossível não gostar. O líder, parece ter escolhido bem os músicos que o acompanham no palco. Além do próprio Neige (vocal/guitarra), subiram ao palco Indra (baixo), Zero (guitarra/vocal de apoio) e Winterhalter (bateria), que podiam ser músicos efetivos também nos álbuns, mas duvido que Neige faça isso. A metade da apresentação chega com músicas do primeiro álbum: "Les Iris" e "Souvenirs d'un autre monde". Parece que a ideia era passar por todo os quatro álbuns e as duas músicas seguintes são: "Sur l'océan couleur de fer" e "Percées de lumière", presentes em "Écailles de Lune". A escolha do set me pareceu bem interessante, pois permitiu mostrar um pouco das variações existentes nos trabalhos de estúdio do Alcest. A noite termina, com 1 h de apresentação, após a execução de faixa que fecha o mais recente trabalho: "Délivrance". Excelente apresentação, que agradou bastante aos fãs e que depois formaram uma grande fila para conseguir autógrafos e fotos.
Setlist Alcest
01. Opale 
02. Summer's Glory 
03. Là où naissent les couleurs nouvelles 
04. Autre temps 
05. Les Iris 
06. Souvenirs d'un autre monde 
07. Sur l'océan couleur de fer 
08. Percées de lumière 
09. Délivrance 

Após a apresentação do Alcest a noite de quinta-feira reservava, pelo menos pra mim, uma verdadeira incógnita: God Is An Astrounat.
Sei que deveria ter me preparado para ver a apresentação do grupo irlandês, mas as tarefas diárias de trabalho me impediram disso. Isso por um lado é bom, pois esse tipo de coisa sempre reserva algumas surpresas. E foi isso que aconteceu. A primeira música da noite, "When Everything Dies", me deu a impressão de ser uma faixa introdutória. A minha ignorância sobre o quarteto irlandês, formado por Jamie Dean (guitarra/teclado), Lloyd Hanney (bateria), Niels Kinsella (baixo) e Torsten Kinsella (guitarra), me fez acreditar que a segunda música seria cantada. Isso não aconteceu, pois com excelente "Transmissions", presente no mais recente trabalho, ficou claro que o som da banda é puramente experimental e instrumental. Com as duas primeiras músicas da noite fiquei sem saber como classificar o som do quarteto, mas com "All Is Violent, All Is Bright" e "Reverse World" ficou claro que apesar de ter um som pautado num hard rock furioso a banda bebe na fonte do som pós punk. Provavelmente os fãs devem estar me xingando, mas é fácil notar as referências a bandas como: New Order, The Cure e New Model Army. Essa mistura produz um som envolvente, sendo difícil não se conectar com o som produzido pelo grupo, que foi potencializado pelo excelente trabalho da pessoa responsável pela mesa de som. Acho que nunca presenciei um som tão bom na casa. 
A trinca seguinte foi poderosa: "Echoes", "Spiral Code" e "Remembrance Day", deixaram os tímpanos doloridos e a alma em êxtase. Dentro dessa pegada pra lá de energética o grupo vai passando por cada faixa, com uma presença de palco bem interessante e que contagiou o público presente no Teatro Rival. Um detalhe durante a apresentação é que Jamie Dean se alterna entre a guitarra e os teclados durante o show, fazendo em alguns momentos os solos e em outros introduzindo momentos mais calmos em cada música. Em um dos momentos mais acelerados de Jamie, o músico pulou do palco no meio da platéia, levando a galera ao delírio. Sensacional. Em contraste a essa agitação está o baixista Niels Kinsella, ao contrário do seu irmão Torsten Kinsella que mostra uma energia enorme. Em muitos momentos da apresentação Jamie e Niels faziam riffs que mais pareciam duelos musicais. O baterista Lloyd Hanney não inventa e completa o quarteta com grande competência nas baquetas. Durante apresentação são visitados vários momentos da carreira e apesar de ter sete álbuns de estúdio lançados a banda executa a faixa "Dark Passenger", que estará presente no próximo trabalho de estúdio a ser lançado em 2015. A primeira parte da apresentação é encerrada com a belíssima "Fire Flies and Empty Skies", mas a banda sai e volta sem dar tempo para respirar. No bis são executadas: "Red Moon Lagoon", "Suicide by Star" e a mais pedida pela galera: "Route 666". Uma apresentação exuberante e sem dúvida um dos melhores shows do ano.
Setlist God Is An Astronaut
01. When Everything Dies 
02. Transmissions 
03. All Is Violent, All Is Bright 
04. Reverse World 
05. Echoes 
06. Spiral Code 
07. Remembrance Day 
08. The End of the Beginning 
09. Fragile 
10. Calistoga 
11. Forever Lost 
12. Worlds In Collision 
13. The Last March 
14. From Dust to the Beyond 
15. Dark Passenger 
16. Fire Flies and Empty Skies 
Bis:
17. Red Moon Lagoon 
18. Suicide by Star 
19. Route 666

Curtas!
* Roger, líder do Ultraje a Rigor, disse em entrevista ao site Iradus que não pensa em compor nova músicas: "Não vejo mais motivo. Não tenho necessidade ou estímulo para isso...". (fonte: Iradus)

* Gustavo Cerati, o ex-vocalista/guitarrista do banda Soda Stereo, morreu na última quinta-feira (04/09), aos 55 anos, devido a complicações de um AVC. (fonte: Rock Online)

* Chegará as lojas na segunda-feira, via Cogumelo Records, o novo álbum do grupo Amen Corner. O material intitulado "Christ Worldwide Corporation", contará com um DVD e um pôster. (fonte: Stay Heavy)

Vídeo do dia!
Confira a música "By The Progress", com o grupo Helldorados:

(fonte: Youtube)

Dica de CD: 84-94 - Vol 1 (Titãs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário