segunda-feira, 1 de setembro de 2014

À Rigor!

Em quase duas horas de apresentação, Ultraje passa por grandes sucessos e leva o público carioca ao delírio.

Duas horas de apresentação e muitos sucessos. Assim foi a apresentação do grupo Ultraje a Rigor no Rio de Janeiro. A banda que não fazia uma apresentação na cidade a mais de seis ano, levou um excelente público ao Vivo Rio na noite fria do último sábado. Apesar da expectativa que tinha em relação ao show da banda, me preocupava condição de disposição de mesas e cadeiras num show de rock. Afinal, um show do Ultraje ou de qualquer banda de rock não é para se permanecer sentado. Essas coisas não deveriam me espantar mais, mas é impossível passar sem seu devido comentário. 
Esse pequeno detalhe não tirou nem a minha e nem a empolgação do público que simplesmente lotou a casa de show, localizada na Zona Sul da cidade. A apresentação começou, com um pequeno atraso de 10 min em relação ao horário previsto, com a música "Independente Futebol Clube", seguida do clássico ramônico "Sheena Is a Punk Rocker", seguidas de "Ah Se Eu Fosse Homem" e "Zoraide". Depois de quatro petardos a banda fala com o público, cantando um pequeno parabéns pra você para uma pessoa do público. Esse início dava indícios de que a noite seria de muito Rock and Roll. O excelente som do Vivo Rio dessa vez teve pequenos problemas, que não comprometeram em nada a apresentação da banda. Sem muitas firulas no palco, a banda se movimentou pouco, mas com uma sintonia nota 1000 o grupo foi passando pelos grandes sucessos construídos e sedimentados em mais de 30 anos de carreira. A quinta da noite, o clássico "Inútil", ganhou o a seguinte frase ao final da execução: "E estamos piorando".  É verdade!
Depois de 'Filha da Puta" e "Rebelde Sem Causa" chega a vez da execução da música "Maximillian Sheldon", presente no álbum Sexo! e que como de praxe ganhou um pequeno solo de Bacalhau mesclando força, rapidez e técnica. Impossível não gostar. O público entrou numa sintonia muito boa com a banda e outras tantas faixas foram passando e agitando o público. Como ritmo do show era alucinante, tive que abandonar a mesa quase de frente ao palco para me deslocar para uma parte mais lateral do Vivo Rio. Assistir um show desse tipo sentado é impossível, precisava agitar. A primeira parte da apresentação foi finalizada com as faixas: "O Chiclete", que foi uma surpresa pra mim essa música estar no setlist, e a clássica "Nós Vamos Invadir Sua Praia". A banda sai e volta rapidamente começando com um pequeno Blues Jam de Roger e Kleine, para seguir com a música "Marylou", intercalada por "Cinema Mudo" do Paralamas do Sucesso. 
Apesar da ter vários sucessos na carreira, é muito legal a banda abusar de alguns covers durante a apresentação. As três faixas seguintes contaram com a participação especial, na primeira delas Dantas Junior (vocal) e Helvecio Parente (teclado) participam da música "Mauro Bundinha", em seguida a verdadeira aparição especial com Léo Jaime nos vocais de "Será", do Legião Urbana, e "Johnny Pirou", versão do prórpio Léo para o clássico "Johnny B. Goode" de Chuck Berry. A apresentação vai chegando ao final e o microfone de Roger tem um pequeno problema técnico, permitindo que no improviso seja executada a faixa tema do filme Pulp Fiction: "Misirlou". A noite vai chegando ao seu final, mas ainda dá tempo da banda surpreender o público o clássico do heavy metal "Paranoid" e fechar a noite com a música "Terceiro". Uma noite mágica, terminada com muita simpatia da banda que permitiu fotos com os integrantes no camarim. Que a próxima visita a capital fluminense não demore tanto.
 Setlist
01. Independente Futebol Clube
02. Sheena Is a Punk Rocker (cover de Ramones)
03. Ah Se Eu Fosse Homem
04. Zoraide
05. Inútil
06. Filha da Puta
07. Rebelde Sem Causa
08. Maximillian Sheldon
09. Mim Quer Tocar
10. Sexo
11. Pelado
** Blues Jam
12. Ciúme
13. Long Tall Sally (cover de Little Richard cover)
14. Nada a Declarar
15. O Chiclete
16. Nós Vamos Invadir Sua Praia
Bis:
** Blues Jam
17. Marylou
18. Mauro Bundinha (participação especial Dantas Junior (vocal) e Helvecio Parente (teclado))
19. Será (cover de Legião Urbana/participação de Léo Jaime no vocal)
20. Johnny Pirou (cover de Leo Jaime/Leo Jaime no vocal e guitarra)
21. Misirlou (cover de Dick Dale cover)
22. Brasileirinho (cover de Geraldo Azevedo)
23. Paranoid
24. Eu Me Amo
25. Terceiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário